contraste

contraste
buscamos nitidez nos nossos projectos pastorais (fotografia: Ricardo Correia - Reservados todos os direitos e mais alguns)

terça-feira, 2 de novembro de 2010

MITP – reflexão sobre as metodologias de investigação

Tendo em conta o resumo das várias metodologias que foram apresentadas neste blogg (sumário metodológico) apresento uma pequena reflexão sobre as mesmas que será seguida de um exemplo concreto. Há três temas que considero fundamentais no que toca às várias metodologias.
Em primeiro lugar a questão da correlação. Trata-se de um marco importante a passagem de duas visões extremas (dedução e indução) para metodologias que têm em conta as duas visões que se complementam.
Em segundo lugar a importância devida dada à teologia. De certa forma surge também com o método da correlação. Estava ausente (a teologia) no método dedutivo, no que toca à teologia prática ou pastoral e estava ausente no método indutivo, a teologia em geral. Depois do método da correlação surgem métodos que têm em conta um grande equilíbrio na importância dada à teologia, assim como as ciências sociais.
Por último, a importância das ciências humanas neste campo é fundamental, como já foi afirmado no final da publicação sumário metodológico.
            Gostaria, no entanto, de referenciar um assunto muito importante que será elucidado com o exemplo de Frei Bartolomeu dos Mártires. A Teologia Prática Pastoral, ainda que verdadeiramente enriquecida com as variadas metodologias, não pode esquecer nunca que o fundamental da sua acção e reflexão é o contexto em que se pretende aplicar. Cada contexto é um caso que exige aplicações próprias e particularidades, que não podem nunca ser todas precisadas em inúmeros métodos que possam surgir. Frei Bartolomeu dos Mártires é um exemplo claro e elucidativo. Tendo em conta o seu contexto, numa altura em que a Teologia Prática nem existia como ciência ou cadeira fundamental, este arcebispo foi o precursor de vários elementos das várias metodologias que iriam aparecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário