contraste

contraste
buscamos nitidez nos nossos projectos pastorais (fotografia: Ricardo Correia - Reservados todos os direitos e mais alguns)

sábado, 30 de outubro de 2010

MITP - sumário (aula 2) 19-10-2010

Tendo em conta colegas que não estiveram presentes e, ao mesmo tempo, tratando-se de um espaço de partilha da Unidade Curricular, apresento um sumário das aulas que vamos tendo. Trata-se de um resumo muito resumido daquilo que me foi possível captar. Este sumário não foi elaborado consoante consultas ou investigação, é apenas aquilo que foi apresentado na aula.   

Investigação nas ciências sociais
Três momentos:
1 – ruptura (sem preconceitos ou falsas evidências)
2 – construção (com lógica e organização)
3 – verificação (viabilidade da proposta)

Estes três momentos são constituídos de sete etapas:
1 – pergunta de partida (clara, pertinente e viável)
2 – exploração (bibliografia existente sobre o tema e entrevistas)
3 – problemática (como abordar/definir uma das problemáticas possíveis e dar-lhe orientação teórica)
4 – construção do modelo de análise (construir hipóteses e o modelo a seguir/dimensões e indicadores)
5 – observação (confrontar hipóteses com dados/definir campo/conceber instrumento de investigação/testar esse instrumento/recolher a informação)
6 – análise de informação (quantitativa/qualitativa)
7 – conclusões (fazer uma retrospectiva/saber se foi construída uma novidade/comparar os dados obtidos com os dados que se esperavam)

É importante ter em conta que cada um dos anteriores momentos apresentados é susceptível de fracasso, no entanto, a estruturação destas etapas permite um retrocesso até à primeira etapa.

Sem comentários:

Enviar um comentário